sexta-feira, 11 de junho de 2010

Educação e Cibercultura

Check out this SlideShare Presentation:

sábado, 5 de junho de 2010

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA

A atividade de tecnologia nesse ciclo quatro foi ministrada pela professora Maristela Midlej, que trabalhou com o conteúdo Educação e cibercultura,através dos estudo no decorrer da atividade discutimos sobre vários temas como: Interatividade, hipertexto, blogues, mapas conceituais entre outros. A professora fez uso de varias estrategias onde envolveu dinâmicas que nos envolvia nos trabalhos e discussões presenciais e a distância através dos fóruns no moodle.
Com essa atividade a professora nos fez perceber a importância da interatividade, na sociedade seja ela digital ou não, que é através da troca de experiencias que vamos ampliando os nossos conhecimentos, pois aprendemos com a colaboração, a troca de ideias. Na contemporaneidade o computador passou a ser um instrumento indispensável, na busca do conhecimento e é através da interação na produção coletiva que nossas pesquisas feitas nesse instrumento vai nos proporcionar o conhecimento desejado.
O curso em que estamos inseridos, nos proporciona um aprendizado de forma colaborativa, fazendo o uso da tecnologia digital podemos interagir nossos conhecimentos através dos ambientes que nos são propostos como:A listas de discussão, os fóruns, os blogues entre outros. Midlej afirma que:

A colaboração e conseqüentemente produção colaborativa se dão por meio da interação de professor, alunos, conhecimentos adquiridos, conhecimentos compartilhados por meio do uso das ferramentas disponíveis no AVA. Desenvolve-se um processo de co-autoria, seguindo a dialógica da comunicação bidirecional, na qual professor e alunos lado a lado disponibilizam conhecimentos que são (re)construídos a cada intervenção.(MIDLEJ, 2006)

Assim compreendemos que a produção colaborativa favorece a interatividade, pois há uma comunicação entre o emissor e o receptor, onde ambos se tornam seres ativo a partir da troca de conhecimento.