É um espaço livre, para que toda as pessoas que compactuam das mesmas idéias, interesses comuns e tem um mesmo objetivo, possam interagir e adquerir conhecimentos sobre um determinado assunto. Ela permite a comunicação entre pessoas em qualquer parte do mundo, diminuindo a distância geográfica, tornando-as mais próximas, mesmo que de forma virtual.
Mas para que haja, uma verdadeira comunidade todos os participantes devem contribuir para a formação dessa teia virtual.
12 comentários:
Realmente é um canal aberto,um sistema vivo, para a interação e trocas em busca de novos saberes e interesses mútuos.
olá,colega!
tendo um espaço livre como esse,onde podemos trocar idéias, sem se preocupar com a distâncias, essa é uma caracteristica principal da comunidade virtual, que possibilitam os membros a socializar conhecimentos e aprendizagens.
É isso aí colega, esses participantes devem contribuir de forma responsável,só assim podemos formar teias com contribuições que possam ajudar o crescimento de outros que tenham os mesmos objetivos.
É isto ai Zé, a revolução tecnológica introduziu profundas mudanças no mundo contemporâneo e essa mudanças já estão instaladas na sociedade do conhecimento, como você fala em seu conceito de comunidade virtual uma delas é a quebra de barriras geográficas, que proporcionam maio rapidez e qualidade na comunicação e interação entre culturas e meios sociais, como todo processo social, somente uma parcela da sociedade participa desta telha virtual.
Oi Jose Nildo!
Numa comunidade não apenas "adquire-se conhecimento", e sim estabelece-se trocas. Da forma como esta entendendo não existe co-participação, e sim apenas recepção de informação, ou seja, meros consumidores de informação.
Considero que você preciso aprofundar mais tua reflexão. Você leu os textos que deixamos para leituras? Então, traga os autores para dialogar junto contigo! Articule seu posicionamento e entendimento sobre comunidades com os autores, porém, com as devidas citações.
Escreva mais...ouse mais...
Aprofunde tuas idéias..Deixe-as fluir livremenete! Nada de economia de palavras! Pedimos para essa atividade articulação entre os pontos comuns das leituras...Então mãos a obra!
vamos lá! Quero ver mais! Bem mais!
Bjinhos
Sule
Olá Zé,
Agora temos que aprender valorizar as tecnologias e manusea-las,Pois os métodos utilizados estão exigindo isso dagente,afim de que seja assegurada a transmisão de informações.
Nessas comunidades,há sempre troca de informações gerando conhecimento.
São muito importantes para os sujeitos aprendentes . Com a globalização misturando culturas as redes de comunicação tem participação fundamental em nossas vidas. A possibilidade de interação todos com todos é possível.
Percebe como comunidade virtual já está nos influenciando?
Pense um pouco sobre isso.
Até mais Dulce.
Oi Zé, que bom vc visitou o meu blog!!!!!
Concordo com vc quando diz q a crítica sempre irá existir.Mas as novas aprendizagens só acontecerá se aceitarmos essas críticas como contribuições.
asim cabe a cada um dos participantes refletir no ponto de vista do outro e contribuir para q novos conhecimentos possam acontecer.
Olá José!
As comunidades virtuais, os suportes digitais, as redes e os hipertextos são, a partir de agora, as tecnologias intelectuais que a humanidade passará a utilizar para aprender, levantar informação, ler, interpretar a realidade, e transformá-la em conhecimentos.
Abraços: Gicelia
José Nildo,
As cominidades são espaços de grande interação que facilita muitas aprndizagens no contexto virtual.
Bjs,
Gleivia.
Oi Zé!Tudo bem???
Como prometemos, voltamos aqui no blog para acompanhar o processo de vocês. E então, me deparo com os mesmos problemas já apontados no comentário anterior.
Na nossa última ida para atividade Oficina de Computação, apontamos que precisavam melhorar as reflexões, trazer os autores para dialogar contigo, evidenciar seus estudos nas reflexões, e agora, quando volto para rever encontro a mesma coisa???
Entenda que esse processo é "construção", não apontamos nesse processo apenas para constar e sim para que vocês possam perceber onde precisam melhorar e assim fazer!
Além disso, se não trouxer para tuas reflexões as leituras, fica complicado enquanto Professoras perceber suas leituras e estudos... Entenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..,
Vamos em frente.. Ainda temos muita água para rolar!!
Abraços
Sule
Postar um comentário