domingo, 23 de novembro de 2008

FESTA DA PALAVRA ESCRITA



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PEDAGOGIA SÉRIES/INICIAIS
ATIVIDADE: OFICINA DA PALAVRA ESCRITA
PROFESSORA: ANA PAULA MOREIRA
ORIENTADORA: RUBIA MARGARETH
CURSISTA: JOSÉ NILDO NUNES SANTANA

Festa de Dona Palavra


No encontro do dia, 03/11/08, a pró Paula Moreira iniciou a aula com a leitura das poesias produzidas pelos alunos , depois falou sobre a festa de dona palavra fazendo o levantamento dos nossos conhecimentos prévios a respeito da organização de uma festa. Depois da discussão, ficou decidido que a festa de Dona Palavra seria realizada no Espaço entre vírgula, no dia D, na hora H e que duraria até a zero hora.
Depois do dia , hora, local e duração definidos, a turma foi dividida em grupos, onde cada um ficou com algumas atividades para a organização da festa, pois deveriamos fazer: Lista de convidados, convite ornamentação, divugação, mensagens, cartões, receitas e etc, também não deveria faltar na festa uma boa música.
Fiz parte de um grupo composto por quatro pessoas que foram: Gicélia, Nubianei, Ducenalva e Eu, ficamos responsáveis pelos convites, cartões e divulgação no rádio. Foi uma atividade bem discontraida, pois estávamos livres para brincar com as palavras, apesar de Dona Palavra ser muito exigente, deu tudo certo, pois os grupos estavam empenhados em realizar a atividade, quando um grupo sentia dificuldades pedia ajuda a outro, que colaborava sem eclamar.
Estávamos ansiosos para que chegasse o dia da festa, eu estava curioso para ver como seria apresentada cada atividade. Sabia que criatividade os colegas tinham de sobra.
Finalmente chegou o dia tão esperado! A pró Paula explicou que cada grupo deveria se apresentar de acordo a ordem que fosse aparecendo no texto o qual iafazer a leitura. Foi um momento de silêncio, muitaadmiração e elogios a cada apresentação os grupos não pouparam criatividade, foram convidados cantores, filósofos, poetas, escritores literários, ente outros. Nesta festa tive a honra de conhecer alguns deles e reencontrar com outros fora de minha sala de aula, todos se apresentaram, mas foi Cecilia Meireles quefez uma apresentação mais detalhada, falou de sua vocação pela escrita, quando sentiu tal desejo, sobre seu primeiro livro, relatou um pouco sobre o último e não esqueceu de falar sobre sua morte.
Foi uma apresentação interessante, quem interpretou Cecília Meireles foi uma convidada especial da pró Paula foi a professora Jane, que interpretou muito bem, teve momento que até pensei que fosse a própria Cecília.
Na divugação da festa atraves do programa de rádio até música ao vivo teve, os colegas Nei Lagoa e Fabrício, aceitaram o nosso convite e participaram da festa cantando e tocando violão. A Pró Paula também demostrou sua criatividade e aproveitou a participação dos músico e nos levou para fora da sala, nos acomodamos debaixo de uma das árvores no pátio da faculdade e lá cantamos, alguns colegas dançaram, foi uma atividade legal, mas como o tempo não espera por ninguém, chegou o final da festa, queríamos um pouco mais , mas a hora não nos permitia ficar nem mais um sagundo e só nos restava despedir da pró e dos colegas e encerrar a atividade naquela noite, noite essa que será sempre lembrada.

Um comentário:

Paulinha disse...

José Nildo,
Em seu relato você trouxe momentos dos bastidores da festa e da festa em si.
Para quem não esteve na festa, dá para sentir um gostinho de como ela foi.
bj