sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AS TICS NAS ESCOLAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
CURSISTA: JOSÉ NILDO SANTANA

Na contemporaneidade, as escolas tem ampliados os equipamentos tecnológicos, com o objetivo de melhorar o trabalho do professor e oportunizar ao aluno aula dinâmicas e atrativas. Então, além de giz, lousa e dos livros didáticos, os professores já possuem equipamentos tecnológicos, para o uso pedagógico em seu cotidiano.

As escolas tem se equipado com: TV, aparelhos de DVD, retroprojetor, computador, entre outros equipamentos tecnológicos, no entanto, o professor passa a ter uma variedade de recursos que irão ajudar a desenvolver o trabalho pedagógico. Porém, a maioria não faz uso desses recursos, por não saberem usá-los, os que já possuem um certo do minio, as vezes, não conseguem, inovar suas aulas elaborando atividades pedagogias, outros utilizam a internet, mas não consegue utilizar a mesma como recurso educativo.

Em nossa escola, uma boa parte dos alunos estão chegando com um bom conhecimento sobre o uso de muitos equipamentos tecnológicos, e se deparam co professores que ainda não possuem nenhum domínio, e os mesmos, são pressionados pelos próprios alunos que estão bem mais informados que os mestres.

Diante dessa situação, os professores precisam correr atrás do prejuízo, devem deixar de lado o medo, buscar se informar e estar sempre atualizado com a tecnologia. Os educadores tem um papel importante nesse3 processo de inovação tecnologia nas escolas, porém, mesmo não tendo conhecimento de tudo, precisam saber mediar e valorizar os conhecimentos pedagógicos de seus alunos.

Os educadores precisam esta abertos para aprender com seus alunos, e em algumas situações, precisarão deixar de ser ''o dono do saber'' e trocar de papel com o aluno. Através da socialização de conhecimentos, o professor poderá criar estratégias para inovar o seu fazer pedagógico utilizando a tecnologia da informação e comunicação.

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